Como trabalhar como freelancer na internet e Ganhar Dinheiro

Como trabalhar como freelancer na internet e Ganhar Dinheiro

Como trabalhar como freelancer – Ainda que atualmente existem diversos sites na internet que oferecem vagas para trabalhar como freelancer, Esses sites funcionam de forma semelhante aos Marketplaces como o eBay e o Mercado Livre.

No mundo digital, um Marketplace funciona como se fosse um Shopping Center que concede uma estrutura de comércio para diversos vendedores

atrai os compradores, faz a intermediação das vendas e cobra uma taxa sobre as negociações que são realizadas.

Assim Os Marketplaces são encontrados em diversos modelos de negócios e dentro do mercado para freelancers os produtos oferecidos são os projetos.

Pra um freelancer conseguir pegar um projeto para trabalhar – também chamado de job.

O processo acontece da seguinte forma:

  • A empresa ou pessoa que precisa de um serviço se cadastra em um site de freelancers, publica um projeto com a descrição de suas necessidades e as capacidades que requere do profissional para a sua execução.
  • O freelancer cadastrado no site que possui as capacidades requeridas para fazer o trabalho lança uma proposta detalhando o valor, prazo de entrega e as condições para realizar o trabalho.
  • Após analisar as propostas, o cliente irá decidir com qual freelancer irá fechar o projeto. Ao escolher a proposta vencedora ele irá transferir para o site o valor do pagamento referente ao valor aprovado.
  • Normalmente, o site irá intermediar todo o processo e para isso existem várias ferramentas para gerenciar os projetos como: meios de comunicação, envio de materiais, acompanhamento do jobe gerenciamento de pagamentos.
  • No final, quando o freelancer entregar a conclusão do projeto, o cliente irá confirmar o recebimento para o site que irá liberar o pagamento para o profissional.

Certamente para a negociação desses serviços, as plataformas de freelancers cobram tanto do cliente como do profissional que realizará o trabalho, uma porcentagem sobre o valor do orçamento aprovado.

Conheça a seguir os quatro melhores sites para freelancers.

1 – Workana – Como trabalhar como freelancer

Embora A Workana é uma ótima plataforma que oferece projetos para freelancers em diversas áreas como: TI e Programação, Design e Multimedia, Tradução e conteúdos

ao mesmo tempo Marketing e vendas, Engenharia e manufatura, Finanças e administração,Jurídico e Suporte Administrativo.

Assim o site oferece ferramentas que ajudam o freelancer a registrar os jobs executados e auxilia o cliente a acompanhar o desenvolvimento do projeto.

Ainda que o sistema de buscas é muito prático e oferece filtros para apresentar resultados mais apurados.

Durante o desenvolvimento do projeto é obrigatório que toda a comunicação seja feita através da plataforma, sendo proibida a troca de contato fora dela.

Após o término do projeto

É possível tanto o cliente como o freelancer fazer a classificação da contraparte.

Os pagamentos para o freelancer são creditados na conta do site e serão transferidos para uma conta bancária no início ou no meio do mês seguinte, conforme escolha do freelancer

As taxas de comissões cobradas variam entre 10 a 20% sobre o valor do orçamento.

Conforme o plano básico gratuito, a Workana oferece planos pagos que adicionam benefícios como: taxa de comissão menor, destaques em categorias e maior número de envio de orçamentos semanais.

O site também oferece certificações de competência para os profissionais através de testes gratuitos.

2 – 99 Freelas – Como trabalhar como freelancer

É um site brasileiro que surgiu como um projeto universitário direcionado apenas para programadores, mas atualmente é uma plataforma que oferece

uma grande quantidade de projetos para os freelancers.

O site, que tem uma interface simples e intuitiva, também possui cadastro gratuito, assim como também oferece planos pagos.

Funciona de forma semelhante à Workana em relação aos projetos, orçamentos, pagamentos e classificações.

O maior diferencial para os planos pagos é que o freelancer estará habilitado para enviar orçamentos assim que um projeto for publicado.

Assim diferente do plano gratuito onde o orçamento somente pode ser enviado após 24 horas da publicação do projeto.

3 – Freelancer – Como trabalhar como freelancer

O Freelancer é um dos maiores sites do mundo voltado especificamente para o mercado de terceirização.

Atua em cerca de 250 países e oferece uma grande quantidade de projetos em segmentos como: mobile, tradução, design, programação, engenharia

marketing, vendas, jurídico e contabilidade.

A interface da plataforma pode no início parecer um pouco complicada devido a oferecer muitas opções de projetos, porém o cadastro é simples e

em pouco tempo você acaba se adaptando.

O funcionamento dessa plataforma é muito semelhante às anteriores.

4 – Prolancer

A Prolancer também é considerada como uma das maiores plataformas para freelancers, onde diariamente mais de oito mil projetos são publicados.

Sua interface possui informações completas, mas simples de utilizar e fácil de gerenciar.

Os projetos mais oferecidos na plataforma buscam por: Especialistas em WordPress, Designers de Logotipo, Desenvolvedores de software

Programadores Web, Especialistas em e-commerce, Especialistas em SEO, Marketing e vendas.

Como as demais, também oferece cadastro gratuito e planos pagos sendo que sua funcionalidade também é semelhante às anteriores.

Conclusão

Agora que você conhece as principais plataformas e já tem uma ideia de como começar a trabalhar como freelancer na internet, minha última dica é

que você mantenha suas habilidades atualizadas e fique de olho nas tendências de mercado, dessa forma você poderá se destacar entre os demais profissionais.

Aproveite para assistir o Vídeo abaixo

ganhar dinheiro em casa

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Hey! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask.

    Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog post or vice-versa?
    My blog covers a lot of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each other.
    If you might be interested feel free to shoot me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Superb blog by
    the way!